Projeto Araxá em foco
I – Apresentação
Tema: " Um novo olhar sobre Araxá"
Um Resgate a História de Araxá, na visão dos alunos, a partir dos pontos turísticos da cidade.
Responsável: Sirley Cunha
Período: 3º bimestre de 2010
Público - Alvo: Alunos dos 9º anos
II - Justificativa:
A utilização da tecnologia na educação rompe com os velhos paradigmas, contribuindo para a concretização, na prática educativa, de uma nova escola centrada no desenvolvimento de competências, baseado nos quatro pilares da educação. Para tanto, a tecnologia deve ser desenvolvida na escola como meio pedagógico que transforma potenciais em competências, habilidades e capacidades, dando intencionalidade à prática educativa.
O Projeto Araxá em Foco foi idealizado com uma metodologia diferenciada, focada no desenvolvimento de competências e habilidades, utilizando a tecnologia como via pedagógica.
Este projeto tem o intuito de resgatar a cultura da região, valorizando a produção artística e histórica da comunidade local, envolvendo os alunos, professores e toda comunidade escolar.
Através das lentes dos alunos dos 9º anos da Escola Municipal Professora Leonilda Montandon, este projeto visa resgatar a cultura da região, valorizando a produção artística e histórica da comunidade local, envolvendo os alunos, professores e toda comunidade escolar, num espaço de troca, construção, organização coletiva e principalmente de apropriação e reconstrução da cultura.
Por serem reconhecidos como espaços que abrigam o patrimônio cultural do nosso município, escolhi, em uma ação conjunta com os alunos, os pontos turísticos de Araxá como fonte de pesquisa e estudo. Acredito que as visitas aos pontos turísticos promoveram situações de aprendizagem significativa aos alunos, desenvolvendo habilidades, possibilitando novas descobertas, interação e participação.
O estudo do passado permite compreender as manifestações culturais do nosso povo, favorecendo a compreensão do presente e a multiplicação dos laços culturais entre as novas gerações.
O projeto tem a proposta de estimular nos alunos o desenvolvimento, baseado nos quatro pilares da educação, que podem emergir as capacidades, os talentos e as competências nas dimensões relacionais, cognitivas, pessoais e produtivas.
III - Objetivo Geral:
Iserir mídias digitais no estudo da arte, da cultura e da História de Araxá através dos pontos turísticos da cidade.
IV - Objetivos Específicos
Despertar a criatividade e a criticidade;
Analisar e interpretar dados, fotos e situações;
Desenvolver habilidade de manusear câmeras fotográficas digitais:
Interiorizar conceitos de hipermídia, hiperdocumentos e hiperlinks;
Buscar e saber organizar informações sobre a cultura local em contato com a arte e com nossos artistas;
Ampliar a ação pedagógica, ocupando espaços diferentes, como os pontos turísticos locais;
Expressar e representar idéias, emoções, sensações, por meio da articulação poética pessoal, desenvolvida através das linguagens artística;
Identificar os múltiplos sentidos na apreciação de imagens;
Produzir hipertextos;
Ampliar o vocabulário e melhorar a ortografia;
Conhecer e valorizar a história de Araxá através da arte presente nos pontos turísticos;
Utilizar os recursos da internet/web (pesquisa, edição de hiperlinks e produção do Blog);
Saber editar imagens para montagem de filmes no Windows Movie Maker.
V – Metodologia:
Trabalho em grupos em oficinas programadas semanalmente com os alunos sobre criação de hipertextos e slide show e montagem de filmes.
VI - Etapas:
1ª Etapa:
Sensibilização:
- O que vocês conhecem da nossa história?
Quais os pontos turísticos da cidade que conhecem?
Quem já visitou os museus da cidade?
Quais artistas araxaenses são conhecidos por vocês?
Quais locais precisam ser visitados para atingirmos os objetivos do projeto?
Apresentar o vídeo
2ª Etapa:
Pesquisa de campo
Os alunos divididos em grupos e munidos de câmeras fotográficas digitais farão visitas aos pontos turísticos da cidade para conhece-los e e fotografá-los. Este material será usado na montagem dos vídeos.
3ª Etapa
Momento Pesquisa orientada na internet/we, oficias sobre hipertextos
Os alunos deverão pesquisar nos sites variados a história de cada ponto turístico da cidade de Araxá, participar das oficinas e criar hipertextos informativos para cada um ponto turístico pesquisado. Deverão também selecionar sites para criação de um banco de dados sobre o assunto.
4ª Etapa:
Criação do blog “Araxá em foco” e montagem de slides
Os alunos do 9º anos deverão criar um blog do projeto para postagem dos trabalhos desenvolvidos, selecionar as melhores fotografias dos pontos turísticos e montar slides. Posteriomente eles deverão postar os textos e slides no blog criado.
5ª Etapa
Oficinas e montagem dos filmes
Depois da participação nas oficinaas de produção de filmes, os alunos farão a seleção das imagens e fotos digitalizadas pelos grupos, eles deverão selecionar as músicas que serão usadas como fundo na exibição, editar imagens das fotografias, montando filmes no Windows Movie Maker .
Cada equipe deverá montar o seu filme que deverá ser publicado no Youtube.
6ª Etapa:
Promover uma exposição com o material produzido e coletado.
Nesta etapa os alunos deverão revelar as fotos selecionadas para uma exposição de fotos na escola divulgando o trabalho realizado. Será feita uma enquete para escolher a melhor foto do Projeto.
VII – Cronograma:
De 16 a 20/08 – Sensibilização e busca de recursos.
De 20 a 26/08 - Visitas aos pontos turísticos programados com os alunos e pesquisa.
De 31/08 a 06/09 – Oficinas sobre hipertextos e montagem de vídeos.
De 27 a 03/09 – Produção de textos, slides e blog.
De 06 a 29/09 – Montagem do filme.
30/09 – Culminância do projeto com exposição de fotos e filmes.
VIII – Recursos Humanos:
Alunos, professores e gestores da Escola Municipal Professora Leonilda Montandon.
IX– Recursos Materiais
Livros, revistas, jornais, CD-ROM, vídeos, músicas, maquina digital, data show e internet. Imagens/obras de arte (desenhos, gravuras, pinturas, esculturas e artesanatos).
X – Recursos Financeiros
Serão orçados os gastos com revelação de fotos para exposição, impressões dos panfletos, materiais de divulgação através da construção de cartazes. Serão buscados patrocinadores.
XI - Monitoramento e Avaliação
O monitoramento e a avaliação serão processuais e contínuos através da participação dos alunos em cada etapa do projeto analisando o desenvolvimento de competências e hahilidades.
XII – Considerações Finais
"Apesar de todas as dificuldades e percalços que rondam a nossa fragilidade, existe um caminho, através do nosso potencial criador que, se explorado, pode nos levar a uma existência mais fértil e digna em que o sofrimento e a luta são fatores pertinentes e, até mesmo, motivadores de um objetivo mais elevado. Se não podemos escapar de nossa condição, nos é, entretanto permitido transcendê-la – e uma das vias possíveis é a educação".
As dificuldades não desaparecem se não se modificam as condições, se não se criam situações diferentes e novas.
Fontes:
CHAVES, Eduardo. Uma nova educação para uma nova era. São Paulo:SENAC-SP, 2004.
DELORS, Jacccques. Educação:Um tesouro a descobrir; relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, Brasília: MEC/UNESCO.
INSTITUTO AIRTON SENNA/UNESCO.Educação para o desenvolvimento humano; por Simoné André e Antônio Carlos Gomes da Costa. São Paulo: Instituto Airton Senna/Saraiva, 2004.
HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
INFANTE, U. Do texto ao texto. 3. ed. São Paulo: Scipione, 1992.
LIMA, G. T. N. Das águas passadas à terra do sol: ensaio sobre a história de Araxá. Belo Horizonte: BDMG Cultural, 1999.
MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G.;GUERRA, M. T. Didática do ensino de arte - A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
RAMAL, Andrea Cecilia. "Internet e Educação" in Rio de Janeiro: REVISTA GUIA DA INTERNET.BR, Ediouro, no 5., 1996.
Sites pesquisados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário