sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Equipe APS - 9 Ano A

Equipe APS

Equipe amigos para sempre: Elias, Andréia, Flávia, Karén, Amanda, Graziela

Nós nos empenhamos muito para a realização do projeto Araxá em foco.
Visitamos os pontos turisticos com a professora Sirley, fotografamos e nos envolvemos neste criativo trabalho.
Aprendemos muitas coisas com nossas pesquisas e com a produção de nosso filme.

Textos da equipe APS:

Complexo Barreiro - Parque das Águas

O complexo do Grande Hotel de Araxá é um dos principais centro de águas medicinais da América Latina. Fazem parte deste conjunto as Termas, as fontes Andrade Júnior e Dona Beja. Este parque é um impotante ponto turístico de Araxá que atrai milhões de visitantes por sua magnitude em riquezas minerais e suas águas radioativa, sulfurosas e sua grande natureza.


Grande Hotel



Foi inaugurado na década de 194o, pelo governador de MG Benedito Valadares, o complexo do Grande Hotel foi palco de grandes acontecimentos sociais, político e culturais no interior mineiro.Possui aproximadamente 43.000 m e foi projetado por Luiz Signorelli. Possui bosques, lagos e um lindojardim projetado por Burle Marx.
Seus apartamentos, tem capacidade para atender 800 hóspedes.
O complexo do Grande Hotel de Araxá é um dos principais centro de águas medicinais da América Latina.




Termas


Nas Termas do Grande Hotel estão os locais destinados aos
banhos Se destaca pelo seu arrojo arquitetônico onde estão presentes vitrais e afrescos de artistas de importantes representando a história da das águas na região.
As termas de Araxá estão ligadas ao grande hotel por uma galeria decorada com afrescos de paisagem dos principais pontos turisticos de M
inas Gerais.
As Termas oferecem vários banhos destacando o banho de lama, de petálas, de mel, de ervas, perolas e outros.
Também oferece uma piscina emanatória com águas quentes.


Fonte Andrade Júnior

Em frente ao Grande Hotel situa-se a Fonte Andrade Júnior, possui quatro bebedouros, que saem águas mineralizadas e radioativa. Indicada pra vários casos distacando o diabete, males nos rins e proplemas de pele.



A fonte foi batizada para homenagear a personagem mais famosa de Araxá, Dona Beja, que banhava em suas aguás para conservar sua beleza.
Entre as rochas vulcânicas brota aguá mineral e radioativa.
As aguas radioativas da fonte trazem beneficio e efeito benéfico no tratamento de doenças respiratórias.


Parque do Cristo

Mirante com uma bela visão da cidade, possui uma estátua com aproximadamente 10m de altura voltada para o centro de Araxá.

Voltado para o centro da cidade, o Cristo recebe em troca uma bela vista panorâmica de Araxá.



Igrejas de Araxá


Nas igrejas da cidade a fé se renova a cada dia. Araxá conta com várias igrejas, destacando as Igrejas Matriz de São Domingos e do São Sebastião .

A Igreja Matriz de São Domingos construída em 1795 possui características romanas contendo elementos góticos. No seu interior, a Igreja possui afrescos variados e é considerada uma das mais belas do Brasil.

A igreja de São Sebastião em estilo colonial com influência jesuísticas, foi construída em 1804 . No seu interior está o Museu Sacro de São Sebastião com obras do escultor Bento Antônio Boa Morte.


Museus de Araxá


Nos museus da cidade a arte e a beleza se misturam.

Araxá abriga o maior museu brasileiro com acervo de um só artista, o Museu Calmon Barreto contém cerca de 170 obras do maior artista araxaense: Calmon Barreto.

No Museu D. Beja estão fragmentos da história de Araxá contados através de objetos que mostram um pouco da tradição nas diversas épocas.

O Museu Sacro de São Sebastião localizado na igreja que recebe o mesmo nome, possui uma variedades de peças que retratam a religiosidade do povo araxaense.


2 comentários:

  1. Olá equipe APS, professora Sirley Cunha e professora Edna!
    Parabéns pelo trabalho realizado. É muito importante valorizar a cultura da cidade.
    Estou encantada com as informações e as imagens de Araxá. É muito conhecida a história de D.Beja e a fama de Araxá pro suas águas termais e o famoso banho de lama. Lembro da minha infância, quando usava o sabonete de lama preta trazido daí por minha avó em uma excursão.
    Que o trabalho continue e que vocês possam contar mais e mais histórias....
    Grande abraço,
    Tutora Vera - Juiz de Fora

    ResponderExcluir